Curso de
Especialização em AEE
Texto
de fechamento da disciplina AEE
O
professor do AEE possui um amplo papel dentro do espaço escolar. Sendo assim,
sua formação também deve dar conta da multiplicidade das atividades que
constituem o atendimento educacional especializado. Dentre as ações que ele realiza estão: a
articulação com o professor da classe comum, a orientação às famílias, a
elaboração e aplicação de recursos pedagógicos acessíveis e a elaboração do
plano de atendimento individualizado. Todo esse esforço coletivo é realizado
para garantir a aprendizagem do aluno com deficiência, tendo em vista o seu
acesso e permanência na escola.
Também
é tarefa do professor do AEE atuar como um agente formador da filosofia
inclusiva na escola, participando dos momentos de planejamento, promovendo
oportunidades de formação continuada e buscando parceria com instituições responsáveis
por garantir os direitos fundamentais do aluno. O conhecimento acerca dos
marcos legais e históricos do processo de inclusão são indispensáveis para uma atuação
pedagógica que privilegie o sujeito como construtor do seu próprio conhecimento
e auxilie na compreensão de que a diferença é parte constituinte do ser humano.
Ao
entrar em contato com o aluno, o professor do AEE necessita de realizar um
levantamento da sua história escolar, o que vai demandar uma série de
registros. Tem-se, portanto, o cuidado de organizar essas informações de forma
que elas se estruturem em um estudo de caso, o que vai garantir uma intervenção
mais eficaz na qualidade da oferta dos serviços dos quais o aluno precisa,
muitas vezes sendo necessários encaminhamentos à rede de saúde e assistência,
tendo em vista o caráter intersetorial do Atendimento Educacional especializado.
Com
o estudo de caso, o professor conhece melhor o aluno em sua funcionalidade e
faz uso das mais diversas ferramentas e dos mais diversos meios para conhecer suas
formas de aquisição do conhecimento. Assim, pode-se lançar mão do uso da
comunicação aumentativa e alternativa, da libras, da orientação em mobilidade,
do braile, do sorobã, dos recursos de tecnologia assistiva, como também de
técnicas pedagógicas que facilitem a aprendizagem e desenvolvam as funções
psicológicas superiores, visando um indivíduo cada vez mais autônomo no seu
processo de construção do saber.
Tatiane seu texto ficou claro e nos leva a refletir sobre a importância do verdadeiro papel do professor do AEE. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom o seu fechamento, ficou bem claro quais as ações do professor do AEE, e o papel que ele deve exercer dentro da escola, promovendo formação continuada, buscando com os responsáveis meios para garantir os direitos de aprendizagem dos alunos co NEE. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom Tati!
ResponderExcluirConcordo com tudo o exposto, especialmente quanto a necessidade de conhecermos os marcos legais que velam pela inclusão no espaço educativo, uma vez que nos fortalece quanto aos direitos a ser buscados diariamente na prática escolar.
Até mais, aprendo muito com você nessas trocas de saberes.