terça-feira, 21 de maio de 2013

A educação à distância como alternativa no processo de formação de professores em AEE


A educação à distância como alternativa no processo de formação de professores em AEE
Tatiane Lima de Araújo
São José de Mipibu, 25 de abril de 2013
         A educação à distância se tornou uma das alternativas de aprendizagem que oferecem grande contribuição na formação de pessoas que optam por esta modalidade. Ser um aluno de um curso à distância ou semipresencial, nos coloca diante de inúmeros desafios que unidos à motivação para aprender, nos impulsionam a buscar cada vez mais a sua superação. Ter acesso a um ambiente virtual não significa que este seja impessoal.  Ao descobrirmos as inúmeras possibilidades que as ferramentas de aprendizagem nos propõem, vamos aos poucos percebendo que a distância inicial vai dando espaço a interações essenciais na descoberta de novas possibilidades, pelas trocas que são estabelecidas entre os alunos.
         O curso de Especialização em AEE na modalidade semipresencial tem obtido grande procura por educadores brasileiros que estão interessados em construir conhecimentos sólidos na prática pedagógica voltada para a inclusão no ambiente escolar. Porém, ao ingressar no curso, o próprio professor se vê diante da necessidade de dominar as novas tecnologias e dela fazer uso de forma crítica e reflexiva. Sabe-se que o novo pode causar medo no início, mas, neste percurso, o apoio dos colegas de trabalho, dos gestores escolares, da tutoria e dos colegas de turma é essencial para a superação das dificuldades, tudo isso associado a uma boa dose de vontade em aprender.
 Visualiza-se inúmeras conquistas no decorrer do curso, pois a troca de experiências postadas pelos professores-alunos, os textos de conteúdo teórico-práticos, as sínteses do conhecimento elaborado, as pesquisas em sala e a aplicação de diferentes estratégias nos levarão a um aperfeiçoamento do nosso serviço educativo e em consequência à uma significativa modificação das estruturas excludentes ainda presentes em nossas escolas.
Necessita-se, no contexto em que se procura por em prática as diretrizes para uma política pública de educação que valorize as diferenças, de ações que norteiem os professores a serem agentes de mudança nas mais variadas realidades escolares do nosso país. Desta forma, espera-se do curso que ele consiga abranger diferenças apontando um percurso comum a todos.

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