A educação à distância como
alternativa no processo de formação de professores em AEE
Tatiane
Lima de Araújo
São
José de Mipibu, 25 de abril de 2013
A educação à distância se tornou uma
das alternativas de aprendizagem que oferecem grande contribuição na formação
de pessoas que optam por esta modalidade. Ser um aluno de um curso à distância
ou semipresencial, nos coloca diante de inúmeros desafios que unidos à
motivação para aprender, nos impulsionam a buscar cada vez mais a sua
superação. Ter acesso a um ambiente virtual não significa que este seja
impessoal. Ao descobrirmos as inúmeras
possibilidades que as ferramentas de aprendizagem nos propõem, vamos aos poucos
percebendo que a distância inicial vai dando espaço a interações essenciais na
descoberta de novas possibilidades, pelas trocas que são estabelecidas entre os
alunos.
O curso de Especialização em AEE na
modalidade semipresencial tem obtido grande procura por educadores brasileiros
que estão interessados em construir conhecimentos sólidos na prática pedagógica
voltada para a inclusão no ambiente escolar. Porém, ao ingressar no curso, o
próprio professor se vê diante da necessidade de dominar as novas tecnologias e
dela fazer uso de forma crítica e reflexiva. Sabe-se que o novo pode causar
medo no início, mas, neste percurso, o apoio dos colegas de trabalho, dos
gestores escolares, da tutoria e dos colegas de turma é essencial para a
superação das dificuldades, tudo isso associado a uma boa dose de vontade em
aprender.
Visualiza-se inúmeras conquistas no decorrer
do curso, pois a troca de experiências postadas pelos professores-alunos, os
textos de conteúdo teórico-práticos, as sínteses do conhecimento elaborado, as
pesquisas em sala e a aplicação de diferentes estratégias nos levarão a um
aperfeiçoamento do nosso serviço educativo e em consequência à uma
significativa modificação das estruturas excludentes ainda presentes em nossas
escolas.
Necessita-se,
no contexto em que se procura por em prática as diretrizes para uma política
pública de educação que valorize as diferenças, de ações que norteiem os
professores a serem agentes de mudança nas mais variadas realidades escolares
do nosso país. Desta forma, espera-se do curso que ele consiga abranger
diferenças apontando um percurso comum a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário