terça-feira, 21 de maio de 2013

Pesquisa sobre AEE em São José de Mipibu


PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: TATIANE LIMA DE ARAÚJO Número da Turma:
Estado / Município Polo: NATAL RN T09a – TURMA 1
Estado / Município Abrangência: RN / SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Nome da Escola: CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ DE MELO.
Estado / Município da Escola: RN/SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Data(s) da realização da pesquisa: 06\05\2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.( X ) Quantas? 06
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim ( ).
Não (  x ). Quantas salas faltam? COMO A ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO É BASTANTE ABRANGENTE, SERIAM NECESSÁRIAS SALAS DE RECURSO EM CADA ESCOLA RURAL OU A CADA DUAS VIZINHAS( CERCA DE DEZ (10) ESCOLAS) E MAIS OITO (08) NO CENTRO. 

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(   )

Entre 10 e 20.
(   )

Mais de 20.
( X )
Quantos? 22/23 – DEPENDENDO DA DEMANDA DO POLO DA ESCOLA COM AEE.

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
( x )
·         A demanda de alunos.
( x )
·         Outros. Especifique:
(  )


DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
( x  )
Rede Estadual.
(   )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

X


X
Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

X


X
Ponteira de boca ou de cabeça

X


X
Tesoura mola

X


X
Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais

X


X
Plano inclinado
X


X

Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física

X


X
Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.

X


X
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

X


X
Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

X


X
Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos

X


X
Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz

X


X
Teclados virtuais com varredura

X


X
Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

X


X
Colméia de acrílico para teclado
X


X

Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

X


X
Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

X


X
Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

X


X
Mouse com plug para entrada de acionador
X


X

Monitor de tela de toque

X


X
Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

X


X
Software leitor de tela

X


X
Software de OCR para leitura de texto impresso

X


X
Software para ampliação de tela

X


X
Reglete

X


X
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais

X


X
Caderno para escrita ampliada

X


X
Lupa com luz, manual ou de mesa

X


X
Lupa sem luz, manual ou de mesa

X


X
Lupa eletrônica
X


X

Guia para assinatura

X


X
Máquina de escrever em Braille

X


X
Impressora Braille

X


X
Sorobã

X


X
Calculadora com retorno auditivo

X


X
Bengalas dobráveis

X


X
Relógio com retorno auditivo ou relevo

X


X
Jogos com sinalização em Braille ou relevo

X


X
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
X


X

Sistema FM

X


X
CDs ou softwares em libras e português
X


X

Dicionário em libras

X


X
Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

X


X

7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
( X )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
(   )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(   )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
(X )
·         Orienta as famílias.
( X )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
( X )
·         Outras. Especifique:
(   )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 12 ALUNOS
·         Quantos são de outras escolas? 10 ALUNOS

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (  X ). De que forma?
 COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL E EMATRICULA EM SALA REGULAR COMO TAMBÉM A AVALIAÇÂO, FREQUÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS AAÇÕES E ATIVIDADES E COM INTERPRETE DE LIBRAS (ITINERANTE)
Não (  ). Por quê?

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(x)
·         Alargamento de portas.
(1)
·         Sinalização visual.
(x)
·         Sinalização tátil.
(x)
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, APOIO, ACOMPANHAMENTO E PLANEJAMENTO JUNTO AOS PROFESSORES, CONFECÇÃO DE MATERIAL ACESSIVEL, ACOMPANHAMENTO EM LIBRAS NO AEE E EM SALAS REGULARES COM OS DEMAIS ALUNOS, INTEGRAÇÃO JUNTO AS FAMILIAS E ESCOLA.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que frequenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim (  X ). Em que?
NA SOCIALIZAÇÃO, EM AÇÕES E EVENTOS DA ESCOLA, COMO TAMBÉM NA APRENDIZAGEM.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: EM PARCERIA COM OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO POLO, COM PARTICIPAÇÃO NOS PLANEJAMENTOS MENSAIS E EM CONVERSAS COM OS PROFESSORES DOS ALUNOS .

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: PARTICIPANDO DAS REUNIÕES DE PAIS E MESTRES, DOS EVENTOS REALIZADOS PELA ESCOLA E SEMPRE QUE POSSIVEL ATENDENDO NOSSOS CONVITES E REIVINDICAÇÕES QUANDO SE FAZ NECESSÁRIO PROCURAR ESPECIALISTAS..

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
( X )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(   )
QUEM ESTUDA PELA MANHÃ PARTICIPA DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL A TARDE, E JÁ QUEM ESTUDA A TARDE PARTICIPA PELA MANHÃ, TENDO ATENDIMENTO DUAS VEZES POR SEMANA, PARA QUE ASSIM POSSAMOS ATENDER A TODOS, ATÉ QUE POSSAMOS AMPLIAR O NÚMERO DE SALAS EM NOSSO MUNICIPIO

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
       SENTIMOS A NECESSIDADE DE MAIS MOMENTOS DE ESTUDOS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS DENTRO DA PRÓPRIA ESCOLA, OU SEJA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUANTO AOS TIPOS DE DEFICIÊNCIA, A AVALIAÇÃO PARA OS ALUNOS E TEMPO PARA OFICINAS.

3 comentários:

  1. Tati, parabéns por demonstrar no seu blog a preocupação com a Educação do seu Município e principalmente com a sua Escola, sentimentos necessários a quem trabalha com a Educação Especial.sempre focando em Formação continuada.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a sua escola amiga já está preparada para atender alunos especiais nas salas de recursos multifuncionais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, Tatiane! Vamos compartilhar as experiências neste espaço!

    ResponderExcluir