PESQUISA
SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista: TATIANE LIMA DE ARAÚJO Número da
Turma:
Estado / Município Polo: NATAL RN T09a – TURMA 1
Estado / Município Abrangência: RN / SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Nome da Escola: CENTRO DE EDUCAÇÃO RURAL PROFESSORA MARIA JOSÉ DE MELO.
Estado / Município da Escola: RN/SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Data(s) da realização da pesquisa: 06\05\2013
DADOS
SOBRE O MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.( )
|
2.( )
|
3.( )
|
4.( )
|
5.( )
|
Mais
que 5.( X ) Quantas? 06
|
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim
( ).
Não ( x ).
Quantas salas faltam? COMO A ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO É BASTANTE
ABRANGENTE, SERIAM NECESSÁRIAS SALAS DE RECURSO EM CADA ESCOLA RURAL OU A CADA
DUAS VIZINHAS( CERCA DE DEZ (10) ESCOLAS) E MAIS OITO (08) NO CENTRO.
3.
Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional
no seu Município?
Menos
de 10.
|
(
)
|
|
Entre
10 e 20.
|
( )
|
|
Mais
de 20.
|
(
X )
|
Quantos?
22/23 – DEPENDENDO DA DEMANDA DO POLO DA
ESCOLA COM AEE.
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma
deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
|
( )
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
( x )
|
·
A demanda de alunos.
|
( x )
|
·
Outros. Especifique:
|
( )
|
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede
Municipal.
|
( x
)
|
Rede
Estadual.
|
(
)
|
6. Dos recursos de tecnologia
assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a
pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
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Tem na escola
|
Não tem na Escola
|
|
São usados nas
SRM
|
Não são usados
nas SRM
|
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
|
|
X
|
|
|
X
|
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
|
X
|
|
|
X
|
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
|
X
|
|
|
X
|
Tesoura
mola
|
|
X
|
|
|
X
|
Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
|
|
X
|
|
|
X
|
Plano
inclinado
|
X
|
|
|
X
|
|
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência
física
|
|
X
|
|
|
X
|
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis,
cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
|
|
X
|
|
|
X
|
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
|
X
|
|
|
X
|
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
|
|
X
|
|
|
X
|
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
|
X
|
|
|
X
|
Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
|
|
X
|
|
|
X
|
Teclados
virtuais com varredura
|
|
X
|
|
|
X
|
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos
de teclas
|
|
X
|
|
|
X
|
Colméia
de acrílico para teclado
|
X
|
|
|
X
|
|
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
|
X
|
|
|
X
|
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou
ocular
|
|
X
|
|
|
X
|
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração,
sopro, piscar, ......
|
|
X
|
|
|
X
|
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
X
|
|
|
X
|
|
Monitor
de tela de toque
|
|
X
|
|
|
X
|
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
|
|
X
|
|
|
X
|
Software
leitor de tela
|
|
X
|
|
|
X
|
Software
de OCR para leitura de texto impresso
|
|
X
|
|
|
X
|
Software
para ampliação de tela
|
|
X
|
|
|
X
|
Reglete
|
|
X
|
|
|
X
|
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
|
X
|
|
|
X
|
Caderno
para escrita ampliada
|
|
X
|
|
|
X
|
Lupa
com luz, manual ou de mesa
|
|
X
|
|
|
X
|
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
|
X
|
|
|
X
|
Lupa
eletrônica
|
X
|
|
|
X
|
|
Guia
para assinatura
|
|
X
|
|
|
X
|
Máquina
de escrever em Braille
|
|
X
|
|
|
X
|
Impressora
Braille
|
|
X
|
|
|
X
|
Sorobã
|
|
X
|
|
|
X
|
Calculadora
com retorno auditivo
|
|
X
|
|
|
X
|
Bengalas
dobráveis
|
|
X
|
|
|
X
|
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
|
X
|
|
|
X
|
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
|
X
|
|
|
X
|
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
X
|
|
|
X
|
|
Sistema
FM
|
|
X
|
|
|
X
|
CDs
ou softwares em libras e português
|
X
|
|
|
X
|
|
Dicionário
em libras
|
|
X
|
|
|
X
|
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para
alunos com surdez.
|
|
X
|
|
|
X
|
7. Quais são as ações da educação
especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso,
pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
( X )
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
( )
|
·
Promove formação continuada de
professores da sala de aula comum.
|
( )
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
(X )
|
·
Orienta as famílias.
|
( X )
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade.
|
( X )
|
·
Outras. Especifique:
|
( )
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? 12 ALUNOS
·
Quantos são de outras escolas? 10 ALUNOS
9.
No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está
previsto a oferta do AEE?
Sim
( X
). De que forma?
COM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL E
EMATRICULA EM SALA REGULAR COMO TAMBÉM A AVALIAÇÂO, FREQUÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO DAS AAÇÕES E ATIVIDADES E COM INTERPRETE DE LIBRAS (ITINERANTE)
Não
( ). Por quê?
10.
Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
(1)
|
·
Adequação de banheiros.
|
(1)
|
·
Sinalização sonora.
|
(x)
|
·
Alargamento de portas.
|
(1)
|
·
Sinalização visual.
|
(x)
|
·
Sinalização tátil.
|
(x)
|
·
Nenhuma adequação.
|
( )
|
Outros. Especifique:
|
( )
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
11.
Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola
selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, APOIO,
ACOMPANHAMENTO E PLANEJAMENTO JUNTO AOS PROFESSORES, CONFECÇÃO DE MATERIAL
ACESSIVEL, ACOMPANHAMENTO EM LIBRAS NO AEE E EM SALAS REGULARES COM OS DEMAIS
ALUNOS, INTEGRAÇÃO JUNTO AS FAMILIAS E ESCOLA.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que frequenta esse
serviço?
Não
( ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________
Sim
( X ). Em que?
NA SOCIALIZAÇÃO, EM AÇÕES
E EVENTOS DA ESCOLA, COMO TAMBÉM NA APRENDIZAGEM.
13. Como o Professor de AEE se
articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender
adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: EM PARCERIA COM OS COORDENADORES
PEDAGÓGICOS DO POLO, COM PARTICIPAÇÃO NOS PLANEJAMENTOS MENSAIS E EM CONVERSAS
COM OS PROFESSORES DOS ALUNOS .
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: PARTICIPANDO DAS REUNIÕES
DE PAIS E MESTRES, DOS EVENTOS REALIZADOS PELA ESCOLA E SEMPRE QUE POSSIVEL
ATENDENDO NOSSOS CONVITES E REIVINDICAÇÕES QUANDO SE FAZ NECESSÁRIO PROCURAR
ESPECIALISTAS..
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da
escola selecionada para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
(
X )
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
( )
|
QUEM ESTUDA PELA MANHÃ
PARTICIPA DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL A TARDE, E JÁ QUEM ESTUDA A TARDE
PARTICIPA PELA MANHÃ, TENDO ATENDIMENTO DUAS VEZES POR SEMANA, PARA QUE ASSIM
POSSAMOS ATENDER A TODOS, ATÉ QUE POSSAMOS AMPLIAR O NÚMERO DE SALAS EM NOSSO
MUNICIPIO
16. Outras observações que
você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
SENTIMOS A
NECESSIDADE DE MAIS MOMENTOS DE ESTUDOS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS DENTRO DA PRÓPRIA
ESCOLA, OU SEJA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUANTO AOS TIPOS DE
DEFICIÊNCIA, A AVALIAÇÃO PARA OS ALUNOS E TEMPO PARA OFICINAS.
Tati, parabéns por demonstrar no seu blog a preocupação com a Educação do seu Município e principalmente com a sua Escola, sentimentos necessários a quem trabalha com a Educação Especial.sempre focando em Formação continuada.
ResponderExcluirQue bom que a sua escola amiga já está preparada para atender alunos especiais nas salas de recursos multifuncionais. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, Tatiane! Vamos compartilhar as experiências neste espaço!
ResponderExcluir