1. Título
da atividade : A Conversa com os Dados
2. Público
a que se destina: Alunos com TGD
2.1: Série: 2º ano fundamental
3. Local
de utilização: Sala de AEE
Objetivo: Conversação com conteúdo social.
Comunicar, significa reorganizar e coordenar situações com finalidades sociais distintas. Passerino & Bez (2013), dizem que é justamente por meio dos símbolos linguísticos, enquanto signos, que é possível a construção e a partilha de significados dos mesmos.
Motivação / Interesses: O assunto que a criança goste de conversar (ex: carros, etc.).
Preparação: Faça dois dados gigantes (caixas quadradas embaladas em papel). Um dado será o dado das “situações”, cada face terá uma situação diferente relacionada com a área de interesse de sua criança (ex: o carro quebrando, comprando um novo carro, etc.). No outro dado, escreva em cada face nomes de pessoas que a criança conhece (ex: membros da família, o seu nome e o nome da criança).
Início da Atividade: Explique para as criança a atividade. Neste jogo, cada um tem a sua vez para jogar ambos os dados ao mesmo tempo. A combinação entre a situação e o nome da pessoa dita então o tópico da conversa. A idéia é conversar sobre como aquela pessoa específica agiria naquela determinada situação. Queremos encorajar conversas que tenham o foco em informações pessoais ao invés de informações factuais. Se você jogar os dados e obtiver a mesma combinação uma segunda vez, jogue o dado dos nomes novamente até que você tenha um nome diferente como tópico da conversa.
Possíveis intervenções no AEE – Aumentando o Nível de Motivação: Você joga os dados primeiro e então descreve como você acha que aquela pessoa agiria naquela determinada situação. Descreva a situação de forma animada, divertida, e bem detalhada, como se estivesse pintando um quadro da cena. Procure adicionar na sua descrição vários interesses da criança. Por exemplo, se a criança gosta de humor, inclua na história pessoas escorregando ou deixando coisas cair, etc. Estimule a criança a ter a vez dela. Auxilie a criança a contar a história o quanto você achar necessário, e celebre quaisquer idéias ela oferecer. Continue alternando a vez entre os jogadores.
Solicitação: Quando a criança entender bem o mecanismo do jogo e estiver altamente motivada, comece a introduzir desafios maiores. Ofereça menos auxílio, fique em silêncio e espere que a criança ofereça mais idéias espontaneamente. Se a criança oferecer uma descrição apenas factual do que poderia acontecer naquela situação, ou uma descrição geral não relacionada à pessoa em questão, celebre esta descrição e solicite que ela traga elementos mais específicos para aquela história tendo em mente como aquela pessoa em particular agiria naquele contexto. Se necessário, ofereça algumas dicas relativas à personalidade daquela pessoa específica (ex: “Você se lembra como o Beto gosta de conversar o tempo todo? O que você acha que ele faria se o carro dele quebrasse?”).
Fonte: diariomaedeumautista.blogspot.com.br/p/apoio-pedagogico.html
REFERENCIAS
Motivação / Interesses: O assunto que a criança goste de conversar (ex: carros, etc.).
Preparação: Faça dois dados gigantes (caixas quadradas embaladas em papel). Um dado será o dado das “situações”, cada face terá uma situação diferente relacionada com a área de interesse de sua criança (ex: o carro quebrando, comprando um novo carro, etc.). No outro dado, escreva em cada face nomes de pessoas que a criança conhece (ex: membros da família, o seu nome e o nome da criança).
Início da Atividade: Explique para as criança a atividade. Neste jogo, cada um tem a sua vez para jogar ambos os dados ao mesmo tempo. A combinação entre a situação e o nome da pessoa dita então o tópico da conversa. A idéia é conversar sobre como aquela pessoa específica agiria naquela determinada situação. Queremos encorajar conversas que tenham o foco em informações pessoais ao invés de informações factuais. Se você jogar os dados e obtiver a mesma combinação uma segunda vez, jogue o dado dos nomes novamente até que você tenha um nome diferente como tópico da conversa.
Possíveis intervenções no AEE – Aumentando o Nível de Motivação: Você joga os dados primeiro e então descreve como você acha que aquela pessoa agiria naquela determinada situação. Descreva a situação de forma animada, divertida, e bem detalhada, como se estivesse pintando um quadro da cena. Procure adicionar na sua descrição vários interesses da criança. Por exemplo, se a criança gosta de humor, inclua na história pessoas escorregando ou deixando coisas cair, etc. Estimule a criança a ter a vez dela. Auxilie a criança a contar a história o quanto você achar necessário, e celebre quaisquer idéias ela oferecer. Continue alternando a vez entre os jogadores.
Solicitação: Quando a criança entender bem o mecanismo do jogo e estiver altamente motivada, comece a introduzir desafios maiores. Ofereça menos auxílio, fique em silêncio e espere que a criança ofereça mais idéias espontaneamente. Se a criança oferecer uma descrição apenas factual do que poderia acontecer naquela situação, ou uma descrição geral não relacionada à pessoa em questão, celebre esta descrição e solicite que ela traga elementos mais específicos para aquela história tendo em mente como aquela pessoa em particular agiria naquele contexto. Se necessário, ofereça algumas dicas relativas à personalidade daquela pessoa específica (ex: “Você se lembra como o Beto gosta de conversar o tempo todo? O que você acha que ele faria se o carro dele quebrasse?”).
Fonte: diariomaedeumautista.blogspot.com.br/p/apoio-pedagogico.html
REFERENCIAS
Bez.
Maria Rosangela. Linguagem e Comunicação. In: Curso de Atendimento Educacional
Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.
Muito interessante a atividade e possível de ser realizada!
ResponderExcluirGostei bastante da sugestão da atividade.Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirBem legal!!! Penso que esta atividade poderá como foi ressaltado ter os desafios ampliados. Assim, a professora poderá até incluir outros dados e posteriormente estimular o aluno a construir uma história com base nas ilustrações. Sua sugestão é muito boa Tatiane!
ResponderExcluirExcelente sugestão de atividade lúdica, a Conversa com os Dados é uma atividade geradora de produção de linguagem e comunicação. A mesma promove o acesso à leitura, a escrita e o desenvolvimento da oralidade, aspectos básicos para a alfabetização e letramento. É uma atividade que também pode ser desenvolvida na sala de aula comum, onde todos usufruem do recurso de comunicação com o aluno que apresenta TGD/TEA.
ResponderExcluirOlá Tati!
ResponderExcluirGostei muito do seu recurso,ele pode ser trabalhado com os alunos que tem dificuldade de comunicação.É excelente para ser utilizado na sala de aula comum.Parabéns!
BOM DIA!!! Tatiane gostei bastante da sua atividade pois você organizou de forma bem detalhista que deixou claro o recurso que vai trabalhar a dificuldade de comunicação do aluno com TGD....
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